de | en | es | zh

Wählen Sie Ihre Sprachversion der Website.
Select the language version you want for the website.
Seleccione su idioma para el sitio web.
选择您所需要的语言版本。

Press and News

CombiCube F é um importante passo para a cervejaria média modular


Com a sala de cocção compacta CombiCube B, a Krones iniciou seu desenvolvimento de plantas e linhas para as cervejarias de médio porte. O conceito modular da série construtiva CombiCube agora está sendo aplicado em outro processo de produção cervejeira, com o CombiCube F (foto abaixo), para a adega de filtração, tecnologia apresentada na última feira Brau Beviale, na Alemanha.

O nível de rendimento de filtração deste equipamento varia de 25 até 108 hectolitros por hora, sendo ajustado à capacidade da sala de cocção CombiCube B. Desta maneira, as cervejarias de médio porte com uma produção anual de até 250.000 hectolitros dispõem da renomada tecnologia Steinecker em menor escala para outro processo parcial de produção de cerveja.

O CombiCube F é um filtro TFS. Se optou por manter o princípio Twin-Flow de dois fluxos, que permite uma redução do fluxo de filtragem em até 30% do rendimento nominal. Naturalmente todas as demais vantagens tecnológicas do filtro TFS também são aproveitáveis em níveis de rendimentos baixos.

O filtro para cervejarias médias conta com cinco módulos individuais, capazes de se combinarem de acordo com as exigências de cada cervejaria. O primeiro módulo é o puro módulo de filtração. Este módulo de filtração inclui o filtro de pré-revestimento com plugues, assim como a preparação e a dosificação da terra de diatomáceas. Existem dois diâmetros do navio de filtração e três longitudes dos plugues filtrantes para uma seleção individual e flexível do rendimento de filtração.

Quando uma cervejaria produz muitos tipos diferentes de cerveja ou no caso de necessitar efetuar muitas trocas de tanque quando produz um tipo de cerveja, então se recomenda instalar um módulo pulmão, dotado de um tanque acumulador anterior e posterior, e/ou um tanque pulmão para cerveja não filtrada. O tamanho do tanque acumulador anterior e posterior é dimensionado individualmente dependendo do nível de perdas por comutação desejado. Igualmente o tanque pulmão de cerveja não filtrada é adaptado às condições existentes durante a troca de tanque.

Especialmente para cervejarias que produzem cerveja com o processo High-Gravity, há um terceiro módulo, o módulo de carbonatação. Este módulo é empregado para corrigir o conteúdo de mosto original e para a posterior carbonatação. Um quarto módulo é o módulo CIP, usado quando uma cervejaria não possui uma planta CIP na adega ou se sua planta CIP existente não tem a capacidade suficiente. O módulo CIP para o filtro consta de um tanque para soda cáustica quente e de uma dosificação em linha do concentrado.

Um módulo de eliminação complementa o pacote, que pode ser dimensionado individualmente segundo a capacidade de armazenamento da terra de diatomáceas desidratada.

Para os diferentes módulos, existem outras opções adicionais. A execução mais simples é um filtro operado manualmente em sua totalidade. Este filtro pode ser equipado opcionalmente com uma regulação por hardware para uma conexão em circuito fechado. Quando aumenta a turvação, o filtro muda por si só a um estado de circulação até quando a cerveja filtrada alcance novamente a claridade exigida. Além disso, o filtro pode ser equipado posteriormente com um PLC para um funcionamento completamente automático. Outras opções são uma aspiração de pó no navio da terra de diatomáceas, unidades de dosificação para estabilizantes ou aditivos, medição da turvação, assim como um filtro de armadilha.

Todo o conceito foi planejado de maneira que os clientes que conhecem esta tecnologia o podem instalar por conta própria. A planta é fornecida com todas as conexões de tubulação, e tem poucos pontos de conexão bem definidos para uma entrada em operação sem contratempos. Depois de uma breve orientação por parte da Krones, o cliente aprende a operar a planta de maneira fácil e rápida. CombiCube F é um passo a mais para a cervejaria média modular.

back
2013-01-24

Back to top

Share this page:

Press office

Danuta Kessler-Zieroth

Danuta Kessler-Zieroth

Press Officer

Krones AG
Böhmerwaldstraße 5
93073 Neutraubling
Germany

Phone +49 9401 70-2222
Fax +49 9401 70-3496
E-mail

Back to top