Searching...
No results
    Back
    Krones e Innocent estão construindo planta neutra de carbono para envase de bebidas
      28. August 2020

Fábrica sustentável, que vai priorizar economia de recursos, terá quatro linhas completas da Krones com bloco asséptico para PET, além de avançadas soluções em digitalização

A empresa inglesa de bebidas Inoccent, famosa por produzir sucos e smoothies, decidiu construir sua primeira fábrica de engarrafamento própria. A Krones ganhou o pedido de quatro linhas completas para envase em PET, com bloco asséptico e toda a tecnologia correspondente de TI. A nova planta, que será sustentável e erguida como um projeto Greenfield no porto de Rotterdam, na Holanda, tem a missão de ser totalmente neutra de carbono.

“Estamos empenhados em reduzir o consumo de água ao mínimo, já que queremos tratá-la e reutilizá-la o máximo possível”, explica Sam Woollett, responsável pela área de Engenharia e Instalações da Innocent. Cada uma das quatro linhas PET idênticas terá capacidade de envasar até 32.000 garrafas por hora. A nova fábrica será encarregada de encher cerca de 400 milhões de garrafas de bebidas ao ano.

Entre as máquinas fornecidas pela Krones, destaque para a Contipure AseptBloc DA, que engloba uma moderna sopradora Contiform 3 Pro e uma enchedora asséptica Modulfill Asept. Para o módulo de esterilização de preformas Contipure D, a Innocent optou por uma versão particularmente sustentável. Isso garante um custo total de propriedade (TCO) reduzido, graças ao menor consumo de peróxido de hidrogênio, vapor e energia, além de tempos de preparação mais curtos. Todas as garrafas depois de cheias serão equipadas com um selo inviolável e – dependendo do formato – com uma etiqueta envolvente ou sensível à pressão. Além disso, a rotuladora modular Topmodul será sincronizada em bloco diretamente com a embaladora Variopac Pro FS.

Todos os processos de produção receberão tecnologias de digitalização da Syskron, empresa do Grupo Krones. A Syskron, por exemplo, desenvolveu um conceito MES para a Innocent que, por meio de interfaces apropriadas, também integra o sistema ERP, o controle de processos e os sistemas de gerenciamento de armazém na nova planta.

Este conceito inclui várias soluções da marca da família SitePilot IT, não menos importante o sistema de planejamento de produção Planning, o sistema de pedido e administração Line Management, além do Line Diagnostics para aquisição e análise de dados de produção. Da categoria de serviços Share2Act, a Innocent usará no futuro o Connect: isso permite que todas as informações, como horários de turnos, sejam disponibilizadas a todos os funcionários em formato digital.

Andy Joynson, diretor de Operações da Innocent, explicou que o objetivo da parceria com a Krones é “construir a empresa de bebidas favorita da Terra com seus produtos saudáveis”. Sua localização no porto de Rotterdam não é acidental. “Vamos minimizar a distância entre o local de onde as frutas chegam do exterior e a instalação de produção. Isso nos permite reduzir a pegada de CO2 da empresa em cerca de 10%. Estamos muito felizes por podermos engarrafar nossas bebidas saudáveis em nossa própria fábrica, mas mais satisfeitos ainda por garantirmos que a operação de produção e os edifícios da planta estejam de acordo com nossos padrões de sustentabilidade”, destaca Andy Joynson.

Thiago Norio Sugiura
      Coordenador de Marketing