Press and News

Krones instala novo Checkmat no Centro de Treinamento do Brasil

A Krones do Brasil instalou um novo Checkmat com a tecnologia DART 4.0 em seu Centro de Treinamento – o primeiro CT fora da Alemanha a receber a versão mais avançada do inspetor. Futuramente, as subsidiárias dos Estados Unidos e da China também vão contar com o mesmo modelo do Checkmat. O processo de instalação e comissionamento da máquina no Brasil ocorreu no final de janeiro, com o suporte de um profissional da matriz da Krones da Alemanha.

“Com o apoio de nossa direção, a Krones do Brasil realizou, no final de 2016, investimentos na atualização do nosso Centro de Treinamento, com a aquisição do novo Checkmat DART 4.0. Em conjunto com a matriz na Alemanha, reunimos também recursos para certificar instrutores locais e iniciar os treinamentos de atualização do corpo técnico local e regional para a nova tecnologia”, destaca Sandro Cubo, gerente de Field Service na Krones do Brasil.

“A atualização de nosso Centro de Treinamento mostra a preocupação da Krones em oferecer cursos de capacitação alinhados com o que há de mais moderno em termos de tecnologia em máquinas e equipamentos”, complementa Marcelo Renzo, coordenador do Service Training Center da Krones do Brasil. A expectativa é de que, ainda este ano, outro inspetor do CT brasileiro, um Linatronic, seja substituído por um novo equipamento também com a tecnologia DART 4.0.

No caso do Checkmat, a atualização tecnológica permite, de modo geral, uma redução no tempo e nos custos com a instalação do equipamento. O Checkmat é um inspetor versátil, capaz de operar com diferentes tipos de embalagem e realizar variadas possibilidades de controle em uma linha de envase, como inspecionar o nível de enchimento de um recipiente, o seu fechamento e a sua rotulagem. Com a tecnologia DART 4.0, a operação da máquina torna-se mais fácil, com configuração prática e fácil manutenção.

Além da já mencionada redução no tempo de instalação devido à baixa utilização de cabeamento, os outros benefícios são: uso de unidades de I/O descentralizadas e unidades conectáveis, facilidade na resolução de problemas, sistemas compactos e mais econômicos com várias câmeras, de maior resolução, e computador e mídia de armazenamento mais rápidos (Industrial C-Fast), reduzindo o tempo de inicialização e processamento.

Com a instalação do novo Checkmat no Centro de Treinamento do Brasil, a Krones passou a oferecer para técnicos da empresa, brasileiros e de outros países, como México, Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala e China, um programa de capacitação para esta nova tecnologia do inspetor. Os treinamentos iniciais têm contado com o suporte de Carsten Widera, instrutor da matriz da Krones da Alemanha.

Dois outros instrutores, um brasileiro (Diogo Abreu) e um mexicano (Rafael Varela), já certificados para ministrar treinamentos de Checkmat da versão anterior, estão sendo agora certificados para conduzirem os próximos treinamentos na tecnologia DART 4.0, a serem realizados em algum dos CTs no continente americano ou, se necessários, em outros continentes, que já receberam ou receberão o novo equipamento.

No Brasil, o primeiro treinamento foi realizado em 6 de fevereiro, com cinco participantes – três da Krones do Brasil, um da empresa no Chile e outro da Colômbia. Foi comandado por Rafael Varela, apoiado por Carsten Widera. Ainda em fevereiro, no dia 20, Diogo Abreu, também com suporte de Widera, aplicará um novo treinamento do Checkmat DART 4.0. Neste dia, haverá a presença de dois técnicos da Krones do Brasil, além de técnicos da empresa da China e da Argentina. Já estão programados treinamentos no Brasil para 31 de março e 17 de abril.

“O Checkmat DART 4.0, embora ainda seja uma tecnologia bastante inovadora para o mercado brasileiro, terá demanda no futuro. Por isso, temos que estar preparados para trabalhar com estas inovações”, afirma Marcelo Renzo. “Outro ponto importante é termos instrutores capacitados para ministrar cursos fora do Brasil também, inclusive na Alemanha, quando nossa matriz demandar nossos serviços.”

A Krones estima que, em todo o mundo, mais de 200 técnicos da empresa deverão passar pelo programa de capacitação na nova tecnologia do Checkmat. A Krones do Brasil conta atualmente com 92 técnicos, dos quais cerca de 10 profissionais trabalham na área de inspeção. Desde a inauguração do Centro de Treinamento no Brasil, há dois anos, a Krones tem ampliado a contratação e capacitação destes profissionais.

“As metas traçadas desde a inauguração de nosso Centro de Treinamento estão sendo concretizadas ao longo desses últimos dois anos com êxito. Os nossos instrutores já realizam treinamentos de formação em outras filiais e na matriz, o que demonstra a sinergia do Grupo Krones na preparação e qualificação do seu corpo técnico”, ressalta Sandro Cubo.

2017-02-17