Prensa y noticias

Programa de sustentabilidade da Krones chega à nova versão

O programa de sustentabilidade enviro, da Krones, está comemorando o seu sexto aniversário, com o registro de um progresso significativo. Com a atual versão enviro 2.0, o campo de atuação do sistema de certificação cresceu consideravelmente. Assim, pela primeira vez, séries completas de máquinas podem ser avaliadas de acordo com o seu nível de eficiência energética e de recursos.

Os primeiros produtos que passaram pelo novo procedimento e foram aprovados são as enchedoras da linha Modulfill. As máquinas Krones que possuem o selo enviro demonstraram em um teste certificado que são capazes de produzir de modo sustentável. Como requisito nesse caso é dado o padrão EME, que o instituto TÜV SÜD desenvolveu para a avaliação de instalações de produção.

A médio prazo, o objetivo do programa de sustentabilidade da Krones é classificar toda a sua gama de produtos. Para promover mais eficazmente o projeto enviro, a Krones aperfeiçoou no ano passado uma estratégia de avaliação. A nova versão enviro 2.0 não começa a ser aplicada apenas a máquinas já completamente construídas ou montadas, mas sim avalia os componentes do módulo da máquina, desde que sua consideração seja relevante em relação à eficiência energética e de recursos.

Embora o novo procedimento adote um critério mais rigoroso, ele já evidenciou avanços significativos. Em um projeto-piloto, a Modulfill provou ser a primeira série de máquinas sustentáveis de acordo com o padrão EME. Para os clientes da Krones, isso significa que, com exceção de algumas variantes especiais, eles podem adquirir todos os tipos e tamanhos das enchedoras modulares também como modelo enviro.

Para ajudar os clientes a tomar uma decisão de forma transparente, a Krones já calcula individualmente na fase de oferta as quantidades de energia e recursos que podem ser economizadas com uma versão enviro. Como o novo sistema de medição e avaliação fornece dados detalhados a respeito dos consumos individuais da máquina, o ROI de uma enchedora enviro pode ser diretamente comparado ao ROI de um modelo standard funcionalmente equivalente.

Saber qual versão – a standard ou a enviro – é a escolha mais rentável para o cliente depende de múltiplos fatores, devendo-se considerar cada caso individualmente. No entanto, Martina Birk, agente enviro da Krones AG, matriz da empresa na Alemanha, dá uma valiosa dica aos interessados que no momento apostam mais por diminuir os custos de investimento do que por possibilidades de economias futuras.

“Eu sempre aconselho nossos clientes a considerar a longa durabilidade das máquinas Krones. Mesmo que atualmente não haja uma necessidade aguda de maior ecoeficiência, quem decide adquirir uma máquina enviro hoje pode estar seguro de que em dez anos ainda possuirá uma tecnologia atual e economizará energia e recursos diariamente”, destaca Martina.

Clientes que escolherem os modelos standard a médio prazo também se beneficiarão do programa enviro, pois ele não se limita à classificação de produto descrita acima, mas sim caracteriza, como sistema de gestão, todo o desenvolvimento feito na Krones e o dirige sistematicamente em direção à sustentabilidade.

“Os objetivos enviro estão firmemente ancorados em nosso processo de desenvolvimento de produtos e desempenham um papel muito importante já na fase de desenvolvimento de projetos. Nós não queremos apenas criar bons produtos. O que desejamos é oferecer aos nossos clientes a melhor tecnologia disponível”, explica Martina.

A eficácia do enviro foi atestada por um avaliador independente. Um procedimento de certificação do TÜV SÜD, realizado em maio de 2015, confirmou que o enviro leva sistematicamente à produção de máquinas ecológicas, que economizam recursos e satisfazem, no mínimo, o padrão EME. O sistema Modulfill já alcançou esse status. Atualmente a equipe enviro trabalha na avaliação de outras sérias de construção. O objetivo é poder oferecer aos clientes da Krones uma grande variedade de máquinas com o selo enviro já em 2016.

atrás
2016-05-18