Close
Spread of the coronavirus
Krones assumes responsibility for its employees, customers and business partners. We have taken numerous measures to slow down the spread of the infection and continue to provide our customers with the best possible support. Read more
Close
Search
Searching...
No results
    Back
    A Cervejaria do Futuro: 100% sustentável
      31. May 2019

      A Cervejaria do Futuro: 100% sustentável

      Brewnomic, da Krones, é autossuficiente em energia

      Brewnomic, da Krones, é autossuficiente em energia

      A Cervejaria do Futuro tem como marca a autossuficiência de energia térmica e elétrica. Este é o princípio da Brewnomic, da Krones, uma cervejaria 100% sustentável. A cervejaria é abastecida por meio do aproveitamento dos materiais residuais decorrentes dos próprios processos de fabricação da bebida. O excedente energético pode ser, inclusive, comercializado.

      O processo de fabricação de cerveja e de envase da bebida funciona por lotes, devido à grande variedade de tipos e à qualidade flutuante das matérias-primas.

      A Brewnomic é uma cervejaria projetada para funcionar em regime de operação praticamente contínua. Para evitar picos elevados de consumo de energia, opera com lotes de menor capacidade e regime de produção quase ininterrupto.

      A produção é planejada para ocorrer ao longo dos sete dias da semana com lotes menores, minimizando os picos de consumo energético, de forma a otimizar a estabilização do sistema de recuperação de energia, cujos combustíveis são os subprodutos gerados pelo processo de fabricação de cerveja. Desta forma, é possível instalar plantas de capacidades menores, que requerem menos energia.

      Na sala de brassagem, o EquiTherm estabelece as bases para uma melhor recuperação da energia térmica. Outro fator essencial é o processo high gravity, pois propicia a redução da massa processada. O envase a quente da cerveja também abre novas possibilidades para recuperação de energia. Uma das vantagens agregadas a isto é que se minimiza a condensação das garrafas cheias.

      Conceitos abrangentes de recuperação de energia, e o planejamento de produção suportado por software customizado para o processo cervejeiro completam o projeto. Através do reaproveitamento energético das diversas operações de troca térmica inerentes ao processo, a Brewnomic possibilita o emprego de energia secundária, sendo o vapor substituído por água quente.

      Press office
      Thiago Norio Sugiura
      Coordenador de Marketing
      Avenida Presidente Juscelino 1140
      09950-370 São Paulo
      Brasil
      T: +55 11 4075 9504

      kronesEN
      kronesEN
      0
      10
      1